Total de visualizações de página

11 de jan de 2017

Governo cria canal na internet para denunciar maus-tratos a animais


Infelizmente todos os dias acompanhamos nas redes sociais casos de maus-tratos a animais, seja por abandono, espancamento, envenenamento, violência física, entre centenas de outras situações.

Na maioria das vezes as pessoas não sabem como agir para punir esses crimes que são cometidos, e quando agem acabam se deparando com uma grande dificuldade para investigação do caso e punição do culpado.



Um grande salto foi dado para solucionar e punir esses crimes. A criação da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal, implantada pelo governo do Estado de São Paulo, mas que serve como modelos para outros estados e quiçá a  implantação no Brasil inteiro.

Como funciona

A DEPA é um canal criado na internet para receber denúncias de crimes contra animais de forma fácil, rápida e segura.

É necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados se o denunciante optar pela privacidade no momento do cadastro da denúncia.

Por meio desse canal é feita a distribuição da denúncia à delegacia mais próxima do local dos fatos, e quando completada a denúncia, a Secretaria de Segurança Pública terá 10 dias para entrar em contato com a pessoa que fez a denúncia para informar como está a investigação.


As providências que estão sendo tomadas podem ser acompanhadas através do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado.

Fica o exemplo para que as pessoas reivindiquem junto aos governos de seus estados a criação de modelo similar.


Para conhecer o DEPA acesse o link:http://www.ssp.sp.gov.br/depa/

Nenhum comentário: