Total de visualizações de página

9 de jan de 2017

Doação de animais de raça

Muitas pessoas sonham em ter uma cão ou gato  de raça, algumas são apaixonadas por determinadas raças e procuram por doação desses animais por serem contra o comércio de animais ou simplesmente por não terem condições de comprar, muitas raças são vendidas a preços altíssimos, fora da realidade da maioria da população.


A adoção de animais de raça existe sim, a maioria desses animais disponíveis para doação são animais que foram abandonados, vitimas de maus tratos, possuem alguma doença ou deficiência, ou qualquer outro problema que levam as pessoas a descartarem os animais. A maioria dos animais para doação são SRD (sem raça definida).

O que queremos alertar aqui é sobre o comércio de animais de raça. Os criadores considerados sérios investem na reprodução desses animais e isso significa custo, por isso a venda é feita com preços altos.

No entanto existe um mercado negro por detrás disso, a maioria são pessoas comuns que resolvem cruzar seus animais e ganhar dinheiro com isso. O cruzamento indiscriminado acaba gerando filhotes com sérios problemas, muitas doenças são passadas de pais para filhos, existe o cruzamento de consanguíneos e o pior disso, a exploração das fêmeas, chamadas matrizes, que são colocadas para cruzar e procriar repetidamente e quando elas não podem mais dar crias, seja por idade ou saúde, são descartadas, muitas vezes abandonadas.
fêmeas matrizes exploradas em criadouros

Quem adquire esses animais, provenientes de criadores de “fundo de quintal” são pessoas leigas, que desconhecem o que acontece por detrás daquele lindo filhote que está a venda na internet ou em alguns petshops e acabam  adquirindo animais doentes, com desvio de comportamento ou problemas genéticos.

Se você realmente quer comprar um filhote de cãe ou gato de raça, procure se informar sobre o criador, nunca compre pela internet, conheça o local onde os animais são criados, conheça os pais, pergunte tudo o que puder sobre o filhote e os pais.

A melhor opção sempre é adotar, existem milhares de animais necessitando de um lar, e o amor deles é o mesmo de um animal de raça.
Quando você compra, alimenta esse comércio de vidas e acaba se tornando cúmplice de todo o sofrimento impostos aos animais nos criadores clandestinos.



Nenhum comentário: