Total de visualizações de página

7 de dez de 2010

Zoonoses de Taubaté orienta para evitar abandono de animais durante as férias

A chegada das férias traz dois grandes problemas para os cães. Eles sofrem com o barulho da queima dos fogos de artifício na virada de ano e ainda correm o risco de serem abandonados por seus donos, quando os mesmo viajam e não tendo onde deixar os animais, acabam abandonando nas ruas. Nessa época existe uma grande elevação do número de cachorros deixados nas ruas da cidade, informa a Drª Milene Yemini, veterinária responsável pelo Centro de Zoonoses de Taubaté.
De acordo com a Dra Milene, o CCZ não comporta um número maior de animais. “Já estamos com nossos canis lotados, não temos condições de receber mais animais, nessa época aumenta o número de abandonos e não conseguimos doar com facilidade, principalmente cães adultos”, informa a veterinária.
Abandonar animais é crime e, além de caracterizar maus tratos ao animal, pois o mesmo passa fome e sede e muitas vezes acaba vitima de atropelamentos, ainda existe o risco para a população, podendo haver transmissão de doenças e agressão por parte do animal, que geralmente encontra-se assustado. “Infelizmente ainda não conseguimos resolver esse problema do abandono. São pessoas irresponsáveis que, em vez de procurar um hotel de animais ou um parente que fique com o cachorro durante as férias de fim de ano, acabam optando por abandonar o animal”, afirma a Dra Milene. A Zoonoses de Taubaté aposta na conscientização das pessoas sobre a “posse responsável” e a castração, orientando e alertando as pessoas que aquele animal é sua responsabilidade.

Nenhum comentário: